Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Nobel da Física vai para Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland

Esta foi o segundo Nobel a ser atribuído, depois de ontem a Academia Sueca ter anunciado os vencedores do Prémio Nobel da Medicina.

Nobel da Física vai para Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland

A Academia Sueca decidiu atribuir o Prémio Nobel da Física deste ano a Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland. O anúncio foi feito há instantes, em Estocolmo. A distinção foi atribuída pelas suas "invenções inovadoras no campo da física de laser". Metade do prémio foi para o norte-americano Arthur Ashkin e a outra metade para o francês Gérard Mourou e a canadiana Donna Strickland pelo seu trabalho conjunto, como explicou o secretário-geral da Academia Sueca, Göran K. Hansson.

Arthur Ashkin recebeu o prémio pelas "pinças óticas e a sua aplicação em sistemas biológicas". 

Já a dupla Gérard Mourou e Donna Strickland recebeu o galardão pelo seu "método de gerar pulsos óticos de alta intensidade e ultra-curtos". 

No ano passado, o Prémio Nobel da Física distinguiu Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne pelo estudo das ondas gravitacionais. 

O Prémio Nobel da Física, com um valor pecuniário de nove milhões de coroas suecas (870 mil euros), é o segundo destes galardões a ser anunciado, seguindo-se, nos próximos dias, os da Química, da Paz e da Economia.

Na segunda-feira, o Nobel da Medicina foi atribuído ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo pelas suas descobertas sobre o papel do sistema imunitário no tratamento do cancro.

De referir que o Prémio Nobel da Literatura não vai ser atribuído este ano. Em causa está o escândalo de abuso sexual e de uso indevido dinheiro na Academia Sueca. Jean-Claude Arnaut, o homem no centro deste escândalo, foi condenado esta segunda-feira a uma pena de dois anos de prisão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório