Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Nicolás Maduro ordena pagamentos de gasolina e petróleo em criptomoeda

O Presidente da Venezuela ordenou esta segunda-feira que o pagamento da gasolina, do petróleo e das taxas aeroportuárias para viajantes passe a ser feito através da criptomoeda El Petro.

Nicolás Maduro ordena pagamentos de gasolina e petróleo em criptomoeda
Notícias ao Minuto

08:55 - 02/10/18 por Lusa

Mundo Venezuela

"Estamos a pôr em marcha o 'blockchain' nacional do Petro (...) e hoje entram em funcionamento todos os mecanismos para que qualquer venezuelano possa inscrever-se", Nicolás Maduro.

O anúncio teve lugar durante um ato transmitido em simultâneo pelas rádios e televisões do país, durante o qual realizou a ativação oficial do "blockchain" (livro branco) do Petro.

Por outro lado, Maduro explicou que a partir de 5 de novembro o Petro passará a estar disponível para venda em bolívares soberanos, a moeda atual venezuelana, em seis casas de câmbio do país.

O Petro poderá ser usado para a compra e venda de bens móveis e imóveis, passagens de avião, reservas de hotéis no exterior e até "um cachorro quente em Nova Iorque".

A criptomoeda Petro estará respaldada pelas reservas de petróleo, minerais, ouro, diamante, ferro e alumínio, que estão por explorar.

Segundo Nicolás Maduro, segunda-feira, uma vez que foi posto em marcha o novo sistema do Petro, ocorreram "ciber-ataques provenientes dos Estados Unidos, da França e da Colômbia, para tentar tirar de circulação o Petro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório