Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Violência entre polícia e independentistas marca aniversário do referendo

Mais de uma centena de manifestantes tentaram entrar no parlamento catalão. Mossos d'Esquadra carregaram sobre os independentistas, um ano depois do referendo em que metade dos catalães votou pela independência da região. Veja, em baixo, as imagens de uma noite marcada por confrontos.

Notícias ao Minuto

08:10 - 02/10/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

Um ano depois de um referendo sobre a independência da região ter sido marcado pela repressão policial, a Catalunha voltou a viver momentos de grande tensão, com nova carga policial contra os independentistas.

O momento de maior tensão verificou-se durante a noite, junto ao parlamento catalão, quando mais de uma centena de manifestantes tentaram entrar no interior do edifício. “Mossos carregam para evitar que radicais independentistas ocupem o parlamento”, escreve a edição online do El País.

A manifestação, convocada pela Plataforma 1-Outubro, referência ao referendo considerado ilegal pela justiça espanhola, juntou várias entidades e associações, desde a ANC, à Òmnium e aos Comités de Defesa da República, juntas na exigência da “validação do resultado do referendo” sobre a independência, conforme descreve o La Vanguardia

Os líderes dos partidos independentistas foram discursando durante o dia, reiterando a vontade de prosseguir o caminho de 1 de outubro de 2017 e exigindo a libertação do que consideram presos políticos. No entanto, os principais partidos independentistas, ERC, de Roger Torrent, presidente do parlamento, e PdeCAT, do presidente Quim Torra, parecem ter esgotado a paciência dos setores mais radicais do independentismo catalão, que exigiram a demissão do governo.

“Onde está a república?”, “políticos, sejam dignos do vosso povo, menos palavras e mais desobediência”, foram alguns dos slogans ouvidos durante a manifestação.

Ao fim da noite, as autoridades temeram o pior quando se ouviram gritos de “ocupemos o parlamento”, seguidos de arremesso de ovos. Após momentos de incerteza, com vários elementos dos Mossos d’Esquadra fechados dentro do parlamento, chegaram reforços e as autoridades investiram sobre os manifestante, tendo ainda disparado balas de espuma.

Durante a manhã de segunda-feira, separatistas bloquearam autoestradas e linhas de comboio em vários locais de Barcelona.

Um ano depois do referendo considerado ilegal por Madrid, marcado pela repressão policial, a Catalunha continua dividida entre independentistas e unionistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório