Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Senador ouviu vítima no elevador e baixou o olhar. Mas mudou de opinião

Maria Gallagher, uma sobrevivente de violência sexual, encurralou o republicano Jeff Flake no elevador: "Não desvie o olhar, olhe para mim e diga-me que o que me aconteceu não importa".

Senador ouviu vítima no elevador e baixou o olhar. Mas mudou de opinião
Notícias ao Minuto

23:08 - 01/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

Jeff Flake, senador republicano do Arizona, tinha um voto decisivo na Comissão Judicial do Senado ao processo de nomeação do juiz conservador Brett Kavanaugh ao Supremo Tribunal de Justiça, dado que é composto por 11 membros republicanos e dez membros democratas.

Na última sexta-feira, conforme foi noticiado pelo Notícias ao Minuto, duas mulheres vítimas de violação encontraram-no à entrada de um elevador, pouco antes da votação, e confrontaram-no com o significado de um 'sim' à continuação do processo.

Jeff Flake ouviu as duas mulheres cabisbaixo e sem coragem de olhar para as suas interlocutoras, mas aquilo que ouviu surtiu efeito. O senador não mudou a orientação do seu voto - Kavanaugh foi aprovado com 11 votos a favor e dez contra -, mas aliou-se aos democratas na necessidade de adiar a votação final no Senado por uma semana, para dar tempo a investigação por parte da polícia federal (FBI).

Ana Maria Archila, de 39 anos, e Maria Gallagher, de 23 anos, são duas sobreviventes de agressão sexual e violação. Estavam no edifício para protestar contra uma decisão que desde o início parece inequívoca, apesar das dúvidas que são lançadas sobre Brett Kavanaugh.

Ambas interagiram e apelaram à razão de Flake, mas a intervenção de Gallagher foi particularmente incisiva. "O senador está a dizer a todas as mulheres que elas não importam, que devem continuar caladas porque se elas contarem o que lhes aconteceu, o senador vai ignora-las. Foi isso que me aconteceu e é isso que está a dizer a todas as mulheres na América", afirmou, com a voz cortada pela emoção.

"É isso que está a dizer a todas estas mulheres, é isso que me está a dizer a mim agora. Olhe para mim agora, estou a falar consigo, diga-me que a minha agressão não importa. Que o que me aconteceu não importa e que vai deixar pessoas que fazem estas coisas numa posição de poder. Não desvie o olhar, olhe para mim e diga-me que o que me aconteceu não importa".

Brett Kavanaugh, acusado de conduta sexual imprópria por pelo menos três mulheres, foi aprovado pela Comissão Judicial do Senado, na sexta-feira, numa votação preliminar e de recomendação, cabendo agora à câmara alta do Congresso norte-americano confirmar o nome do magistrado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório