Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Detidos 25 migrantes em Gibraltar, sete em Alicante e 17 em Ceuta

A Guarda Civil de Ceuta localizou hoje um grupo de 25 migrantes, entre os quais sete menores de idade, quando se preparavam para atravessar o estreito de Gibraltar numa embarcação, anunciou fonte policial.

Detidos 25 migrantes em Gibraltar, sete em Alicante e 17 em Ceuta
Notícias ao Minuto

14:29 - 01/10/18 por Lusa

Mundo Migrantes

Citados pela agência de notícias espanhola EFE, a fonte disse que a intervenção ocorreu na noite de domingo, na Gruta de Calamocarro, situada na baía de Gibraltar.

Os agentes chegaram ao local depois de terem sido avisados da atitude suspeita de um numeroso grupo de pessoas e intercetaram os 25 migrantes, entre os quais sete são marroquinos e menores de idade e os restantes são naturais da Argélia, todos maiores de idade.

A Guarda Civil comprovou que todos os argelinos foram recenseados no Centro de Permanência Temporária de Migrantes (CETI, na sigla em espanhol), enquanto os sete menores foram levados a esquadras de polícia para comprovar se existe algum registo anterior.

Em Alicante, outros sete migrantes, de origem argelina e entre os quais um é menor de idade, foram também intercetados, já em terra, em bom estado de saúde.

Segundo a Guarda Civil, a embarcação pneumática na qual efetuaram a travessia foi detetada com as câmaras do Sistema Integrado de Vigilância Exterior (SIVE) enquanto se aproximava da costa, já parcialmente inundada e à espera de ser rebocada.

Noutro local, igualmente em Ceuta, a Guarda Civil local intercetou hoje de manhã uma embarcação que se dirigia à zona costeira de Cádiz com 15 migrantes a bordo, todos homens maiores de idade.

Os agentes comprovaram que se tratava de uma travessia clandestina e detiveram o responsável pela organização da travessia.

Finalmente, numa quarta situação envolvendo clandestinos, foi também detido o piloto de uma mota de água que pretendia desembarcar dois migrantes na costa de Ceuta, a quem cobrou uma importante quantia de dinheiro para efetuar a travessia.

A Guarda Civil intercetou a embarcação e deteve o piloto, de nacionalidade espanhola, que foi levado à justiça.

Os dois migrantes, de origem marroquina, também foram detidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório