Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Trump saúda "magnífico novo acordo comercial" com México e Canadá

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou hoje "o magnífico novo acordo comercial" com o México e o Canadá, alcançado esta madrugada na reta final do prazo limite para as negociações.

Trump saúda "magnífico novo acordo comercial" com México e Canadá
Notícias ao Minuto

13:55 - 01/10/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O novo acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês) vai substituir o Acordo de Livre Comércio da América do Norte(NAFTA, no acrónimo em inglês).

"É um grande acordo para os três países que resolveram os defeitos e os erros do NAFTA", afirmou Trump, numa mensagem publicada hoje na rede social Twitter.

O novo texto "abre os mercados aos nossos agricultores e à nossa indústria, e reduz as barreiras aduaneiras para os Estados Unidos e vai aproximar as três grandes nações", sublinhou ainda o chefe de Estado norte-americano.

Desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, Trump caracterizou o NAFTA, protocolo firmado em 1994 pela então administração do Presidente democrata Bill Clinton, como um acordo "desastroso" para a economia dos Estados Unidos.

O anúncio feito hoje de madrugada é o culminar de um processo negocial que inicialmente envolveu os Estados Unidos e o México e só posteriormente o Canadá.

Em finais de agosto, Trump anunciou, a partir da Sala Oval (gabinete presidencial na Casa Branca), a conclusão de um acordo comercial "muito bom" com as autoridades mexicanas, no quadro da revisão do NAFTA.

Na altura, o Canadá, também signatário do NAFTA, não participou nesta fase das negociações. O executivo canadiano assumiu então que preferia juntar-se à mesa de discussões após a resolução dos diferendos que separavam os Estados Unidos e o México.

Os dois países sentar-se-iam posteriormente à mesa das negociações.

O anúncio desta madrugada foi feito 90 minutos antes de terminar o prazo estabelecido por Washington para se chegar a um acordo.

"É um bom dia para o Canadá", disse o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, à saída de uma reunião de emergência do seu gabinete em Otava.

De acordo com a agência noticiosa francesa AFP, o impasse entre os dois países terminou após Washington e Otava terem chegado a acordo sobre o acesso ao mercado de laticínios canadiano por parte dos produtores norte-americanos.

Os sistemas de arbitragem de disputas comerciais mantêm-se inalterados, segundo a AFP.

O Canadá espera agora que termine a suspensão da isenção de direitos aduaneiros nas importações de aço e de alumínio por parte dos Estados Unidos, medida decretada por Donald Trump em maio último.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório