Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O Rato Mickey (e companhia) foi expulso de escolas primárias egípcias

O governador da província de Qalyubia decidiu que as imagens das figuras da Disney devem ser substituídas por imagens de heróis militares egípcios.

O Rato Mickey (e companhia) foi expulso de escolas primárias egípcias
Notícias ao Minuto

10:22 - 01/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Qalyubia

As crianças das escolas primárias de Qalyubia, uma província a norte do Cairo, vão deixar de ver imagens do Rato Mickey, do Pato Donald e da Minnie nas paredes. Segundo o site Youm7, Alaa Abdul-Halim Marzouk, governador de Qalyubia, decretou que as imagens das personagens da Disney vão ser substituídas por “heróis militares”.

Temos de substituir as fotografias do Rato Mickey e do Pato Donald com imagens de egípcios famosos e de mártires militares para que as crianças olhem para eles como modelos. Estas personagens foram criadas nos Estados Unidos e nós temos as nossas próprias figuras nobres, que podem aprofundar o patriotismo e o amor pelo país das crianças”, justificou o governador.

O ministro da Educação de Qalyubia afirmou que uma comissão vai avaliar como é que esta decisão do governador pode ser implementada na região.

Esta é uma iniciativa que deverá agradar ao presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. O antigo general quer aumentar a relevância das figuras militares na sociedade egípcia. Além do mais, como relembra o site Al-Araby Al- Jadeed, o rato Mickey é um tema sensível para o presidente do Egito.

Em 2015, um utilizador do Facebook foi condenado a três anos de prisão por ter publicado uma imagem de photoshop que mostrava al-Sisi com as orelhas da icónica personagem infantil.

A iniciativa está a ser criticada nas redes sociais com muitas pessoas a destacarem que as autoridades deviam concentrar-se em questões mais importantes da educação no Egito, como o facto de as turmas estarem sobrelotadas e dos métodos de ensino serem antiquados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório