Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Suspeito de envenenamento de Skripal é coronel dos serviços russos

O envenenamento dos Skripal causou uma crise diplomática entre Londres e Moscovo.

Suspeito de envenenamento de Skripal é coronel dos serviços russos
Notícias ao Minuto

18:13 - 26/09/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Imprensa

O caso Skripal promete continuar a fazer correr tinta.

A Sky News avança em última hora que entre os suspeitos de envenenamento de ex-espião está um coronel dos serviços de informação russos.

Recorde-se que as autoridades britânicas tinham identificado numa primeira fase dois cidadãos russos como suspeitos do caso de envenenamento que aconteceu em março passado, na pequena cidade de Salisbury, onde o antigo espião Serguei Skripal vivia.

Skripal e a filha foram hospitalizados na sequência de um envenenamento com um agente tóxico.

As autoridades britânicas já tinham identificado os cidadãos russos Ruslan Bochirov e Alexandre Petrov como suspeitos do caso. Estes negaram envolvimento mas reconheceram ter estado em Salisbury, supostamente como turistas. O suspeito agora identificado como coronel dos serviços de informação russos é um homem identificado como Anatoliy Chepiga, especifica a cadeia de televisão britânica.

Os Skripal sobreviveram ao envenenamento, bem como um polícia que foi contaminado ao prestar-lhes socorro. 

O caso gerou uma crise diplomática entre o Kremlin e Downing Street. O Reino Unido acusou desde cedo a Rússia de envolvimento no caso, algo que a Rússia sempre negou. Na sequência deste caso, vários diplomatas russos foram afastados não só do Reino Unido mas de muitos outros países que mostraram solidariedade para com as autoridades britânicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório