Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia Federal brasileira investiga corrupção na concessão de estradas

A Polícia Federal brasileira lançou hoje uma operação contra uma rede acusada de participar em casos de corrupção pela concessão de estradas no estado do Paraná, numa nova fase da operação Lava Jato, segundo fontes oficiais.

Polícia Federal brasileira investiga corrupção na concessão de estradas
Notícias ao Minuto

15:37 - 26/09/18 por Lusa

Mundo Brasília

Mais de 400 agentes da Polícia, do Ministério Público e do Fisco cumpriram hoje 19 mandados de prisão e 73 de busca e apreensão, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

A operação, que faz parte de uma nova fase da operação Lava Jato, teve como objetivo localizar políticos, agentes públicos, empresários e operadores financeiros relacionados com os processos de concessão de estradas no estado do Paraná, que fazem parte do chamado Anel da Integração.

De acordo com as investigações, estes são "núcleos específicos e organizados que atuavam de forma criminosa para explorar e obter benefícios indevidos a partir dos contratos de concessão de rodovias federais no Paraná", segundo um comunicado da Polícia Federal.

O primeiro núcleo era composto por altos funcionários do governo do Paraná que exerciam influência política e legislavam em benefício das concessionárias.

Já o segundo núcleo foi formado por agentes públicos que mantinham um relacionamento próximo com as empresas contratadas a quem ajudavam na elaboração de contratos fraudulentos para criar um suposto desequilíbrio económico-financeiro em favor das concessionárias.

Este grupo era também responsável pela realização das auditorias das obras, a fim de obter ainda mais benefícios financeiros através de subornos.

O núcleo de negócios era composto por funcionários e gerentes das concessionárias, que se organizavam para distribuir o pagamento de subornos, propondo contratos a seu favor nas licitações e na prestação de serviços fictícios com outras empresas, algumas delas selecionadas pelo próprio Governo, para ocultar os pagamentos dos subornos.

Por fim, o núcleo dos operadores financeiros era formado por pessoas ligadas aos empresários, tanto das concessionárias, como das empresas contratadas para a prestação de serviços, que se encarregavam de movimentar os valores em dinheiro físico, fazer depósitos e entregar o dinheiro.

De acordo com declarações de colaboradores da justiça, a rede começou em 1999 com subornos feitos em troca da "boa vontade" dos organismos, os quais duraram até ao final de 2015. Estes pagamentos teriam totalizado cerca de 35 milhões de reais (cerca de 7,3 milhões de euros), segundo a Procuradoria.

Os investigados vão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude de licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa, entre outros.

A operação Lava Jato investiga um esquema de corrupção em empresas públicas, sobretudo na petrolífera Petrobras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório