Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Governo de união líbio anuncia novo cessar-fogo em Tripoli

O governo de união nacional líbio (GNA), reconhecido pela comunidade internacional, anunciou hoje a assinatura de um novo acordo de cessar-fogo entre milícias rivais no sul da capital Tripoli.

Governo de união líbio anuncia novo cessar-fogo em Tripoli
Notícias ao Minuto

15:00 - 26/09/18 por Lusa

Mundo GNA

Este acordo, antecedido por um fim dos combates na terça-feira, foi assinado entre representantes das cidades de Tripoli e de Tarhouna (oeste), de onde provêm as principais milícias envolvidas nos combates, anunciou em comunicado o ministério do Interior da GNA.

A calma regressou na tarde de terça-feira à capital líbia após uma noite de combates entre milícias rivais, num recrudescimento da violência.

Segundo o GNA, os confrontos em Tripoli e região circundante provocaram pelo menos 115 mortos e perto de 400 feridos desde 27 de agosto.

Os combates forçaram mais de 25.000 pessoas a deixar as suas casas e levaram ao encerramento do único aeroporto operacional na capital.

Desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, dezenas de milícias estão envolvidas em implacáveis combates pelo controlo da capital, das instituições e das riquezas de um país em situação caótica.

Fayez al-Sarraj, chefe do GNA, é regulamente criticado por se ter tornado um refém destas milícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório