Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Deputados russos aprovam impopular reforma das pensões

A câmara baixa do Parlamento russo (Duma) aprovou hoje um projeto-lei que prevê o aumento da idade de reforma, diploma que está a gerar indignação no seio da sociedade russa e que desencadeou protestos nas ruas.

Deputados russos aprovam impopular reforma das pensões
Notícias ao Minuto

13:51 - 26/09/18 por Lusa

Mundo Duma

A impopular reforma prevê aumentar a idade de reforma para homens e mulheres em cinco anos, ou seja, a idade de reforma das mulheres passará dos 55 anos para os 60, enquanto no caso dos homens passará dos atuais 60 anos para os 65.

Este plano do Governo russo está a ser contestado por diversos quadrantes da sociedade russa.

Os russos mais velhos temem não viver o tempo suficiente para receber os respetivos benefícios, enquanto os mais jovens estão preocupados com as suas oportunidades futuras de trabalho.

Os jovens russos receiam que ao manter por mais tempo as pessoas no mercado de trabalho as suas perspetivas laborais serão cada vez mais limitadas.

A votação realizada hoje na Duma formalizou a aprovação preliminar do projeto-lei, que ainda tem de passar pela câmara alta do Parlamento russo (Conselho da Federação) e ser promulgado pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Na Duma, o texto foi hoje aprovado com 326 votos favoráveis, 59 votos contra e uma abstenção.

Há vários meses que as autoridades russas se confrontam com a impopularidade deste projeto-lei destinado a aumentar a idade da reforma, que tem permanecido inalterada desde 1932.

No passado dia 09 de setembro, mais de mil pessoas foram detidas durante protestos na Rússia contra esta nova legislação.

A alteração da idade da reforma foi anunciada em junho passado, mas no final de agosto, Vladimir Putin anunciou alterações ao polémico projeto-lei. A origem de tal decisão deveu-se a uma descida acentuada da taxa de popularidade de Putin.

Inicialmente, a proposta governamental previa aumentar a idade de reforma das mulheres para os 63 anos.

Uma das principais críticas ao novo projeto-lei é que a esperança média de vida dos homens na Rússia estimada pelo Banco Mundial é de 66 anos, pelo que, com a idade de reforma fixada nos 65, cerca de 43% dos homens morrerão antes de ter direito a pensão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório