Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Irão agradece apoio de Londres e Paris ao acordo nuclear e pede medidas

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, agradeceu o apoio dos governos do Reino Unido e de França ao acordo nuclear de 2015, depois da retirada unilateral dos Estados Unidos, e pediu mais medidas de reforço das relações económicas.

Irão agradece apoio de Londres e Paris ao acordo nuclear e pede medidas
Notícias ao Minuto

12:53 - 26/09/18 por Lusa

Mundo Hassan Rohani

Num texto publicado pela presidência iraniana, Rohani frisou que deve manter-se a cooperação e as consultas para "chegar a um quadro prático que permita aplicar plenamente o acordo nuclear, especialmente nos setores económicos".

"Felizmente, as duas partes estão decididas a manter este acordo internacional e tomaram posições políticas firmes nesse sentido", disse Rohani após uma reunião com a primeira-ministra britânica, Theresa May, à margem da Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque.

May reiterou a importância da manutenção do acordo nuclear e a necessidade de ampliar os laços com o Irão em diferentes setores, designadamente o energético.

Rohani reuniu-se também com o Presidente francês, Emmanuel Macron, a quem repetiu que a retirada dos Estados Unidos do pacto internacional "é uma medida ilegal contrária às normas internacionais".

Macron também sublinhou a necessidade de manter o acordo e de desenvolver a cooperação bilateral em matéria comercial, financeira e energética, segundo o comunicado da presidência iraniana.

O acordo nuclear, assinado em 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha), permitiu o levantamento de parte das sanções internacionais em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

Em maio último, o presidente norte-americano anunciou a retirada dos Estados Unidos do acordo e o restabelecimento das sanções norte-americanas ao país, que afetam as relações comerciais com outros países, e apelou ao resto da comunidade internacional para isolar o Irão.

Para contornar as sanções norte-americanas, a União Europeia (UE)anunciou na terça-feira que vai criar uma entidade especial -- um meio de pagamento -- para facilitar as transações com o Irão e permitir às empresas europeias continuar a negociar com o país.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), o Irão continua a respeitar os seus compromissos no quadro do acordo sobre o nuclear e a permitir o acesso da organização a todos os locais no Irão que pediu para inspecionar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório