Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

EUA sancionam figuras próximas de Maduro, incluindo mulher do Presidente

Os Estados Unidos impuseram hoje sanções financeiras contra várias figuras muito próximas do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, incluindo a própria mulher do chefe de Estado venezuelano.

EUA sancionam figuras próximas de Maduro, incluindo mulher do Presidente
Notícias ao Minuto

16:53 - 25/09/18 por Lusa

Mundo Venezuela

As sanções anunciadas hoje pelo Departamento do Tesouro norte-americano (equivalente ao Ministério das Finanças) visam quatro pessoas.

Entre essas pessoas está Cilia Adela Flores de Maduro, mulher de Nicolás Maduro, e a vice-Presidente venezuelana, Delcy Rodriguez.

O ministro da Comunicação e Informação venezuelano e ex-presidente da Câmara de Caracas, Jorge Rodríguez, e o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino Lopez, são os restantes elementos visados por estas novas sanções financeiras norte-americanas.

O próprio Nicolás Maduro consta da lista das sanções financeiras norte-americanas desde o verão de 2017.

De acordo com os termos das sanções, todos os bens destas figuras em território norte-americano passam a estar congelados e qualquer cidadão norte-americano está proibido de realizar negócios com estes responsáveis.

"O Presidente Maduro apoia-se no seu círculo mais próximo para manter a sua mão no poder, enquanto o seu regime está a saquear sistematicamente o que resta da riqueza da Venezuela", afirmou o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, citado num comunicado.

Na mesma nota informativa, Steven Mnuchin garantiu que os Estados Unidos "vão continuar" a colocar na lista de sanções "os responsáveis que ajudam Maduro a consolidar o respetivo poder sobre o exército e o Governo, enquanto o povo venezuelano sofre".

A Venezuela, país que conta com uma importante comunidade portuguesa, atravessa uma grave crise económica, social e humanitária que já obrigou milhares de pessoas a fugirem daquele território, atravessando as fronteiras em direção ao Brasil, Colômbia, Equador, Peru ou Chile.

Hoje, à chegada à Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque, o Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que a situação na Venezuela é "um caso triste" que deseja "ver resolvido".

"O que se passa lá é uma tragédia humana", declarou o chefe de Estado norte-americano.

Os Estados Unidos pretendem "continuar a impor um custo financeiro a todos aqueles que são responsáveis pelo trágico declínio da Venezuela, bem como às redes e a todos aqueles que são usados para mascarar a riqueza ilícita", concluiu o secretário do Tesouro norte-americano.

Até ao final deste ano, segundo o Departamento do Tesouro norte-americano, a hiperinflação (subida muito acentuada dos preços de bens e serviços) na Venezuela vai chegar a um milhão por cento e três milhões de pessoas vão deixar o país para tentar escapar de uma situação de pobreza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório