Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

"Apesar dos pedidos", Trump não pretende encontrar-se com Hassan Rohani

O Irão nega qualquer pedido para um encontro diplomático ao mais nível com o presidente dos Estados Unidos, mas Donald Trump fez questão de garantir que na Assembleia Geral da ONU não está a planear nenhum encontro com o homólogo iraniano. Em sentido inverso, anunciou que segunda cimeira com Kim Jong-un estará para breve.

"Apesar dos pedidos", Trump não pretende encontrar-se com Hassan Rohani
Notícias ao Minuto

13:55 - 25/09/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Diplomacia

O presidente dos Estados Unidos afirmou esta terça-feira que não tem planeado nenhum encontro com o seu homólogo iraniano.

No dia em que participa na Assembleia Geral da ONU, Donald Trump recorreu ao Twitter para dizer que não tem planos para um encontro com Hassan Rohani, certamente um “homem adorável”, mas deixou a porta aberta para um futuro encontro.

“Apesar dos pedidos, não tenho quaisquer planos para me encontrar com o presidente iraniano, Hassan Rohani. Talvez algum dia no futuro. Tenho a certeza que ele é um homem adorável”, escreveu o presidente norte-americano.

O Irão reagiu de imediato e negou que tenha existido qualquer pedido para uma reunião com Trump.

“O Irão não requereu nenhum encontro”, garantiu Alireza Miryousefi, porta-voz da missão iraniana na ONU, em declarações à Reuters.

As relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irão têm sido marcadas por períodos de grande tensão. A situação agravou-se em maio, quando os Estados Unidos decidiram retirar-se do acordo nuclear iraniano, uma decisão que contrariou não só os principais aliados norte-americanos, como a União Europeia, mas também a China e a Rússia.

Com a Assembleia Geral da ONU à porta, muito se especulou sobre a possibilidade Trump e Rohani se encontrarem numa tentativa de apaziguar as tensas relações entre Washington e Teerão. No entanto, os líderes norte-americanos e iranianos não parecem estar dispostos a dar esse passo, pelo menos para já.

Em sentido inverso, o outrora “homem foguete” Kim jong-un continua a cair nas boas graças de Donald Trump. Em declarações aos jornalistas na noite de segunda-feira, o presidente norte-americano anunciou, citado pelo The Guardian, que uma segunda cimeira com o presidente norte-coreano terá lugar “num futuro não muito distante”. Mais detalhes em relação a este encontro deverão ser conhecidos em breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório