Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Agente que matou acidentalmente vizinho na casa deste foi despedida

Caso levou a protestos em Dallas, numa altura em que a tensão racial continua a marcar a atualidade nos Estados Unidos.

Agente que matou acidentalmente vizinho na casa deste foi despedida
Notícias ao Minuto

22:27 - 24/09/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Dallas

Amber R. Guyger, a agente que matou acidentalmente um vizinho na casa deste, foi despedida.

No passado dia 6 de setembro, Amber R. Guyger entrou na casa do vizinho de cima e disparou dois tiros, atingindo o vizinho, Botham Shem Jean, de 26 anos de idade, que acabou por morrer.

A agente terá confundido o momento com uma situação de assalto, razão pela qual entrou armada em casa do vizinho.

O caso, como recorda o New York Times, causou alvoroço em Dallas numa altura em que a atualidade norte-americana continua marcada pelas inúmeras de comportamento discriminatório por parte de agentes da autoridade.

Amber R. Guyger foi afastada, sob licença, do seu trabalho num primeiro momento. Renée Hall, a responsável pela polícia de Dallas, chegou a argumentar, perante críticas e protestos da população, que não podia despedir a agente numa altura em que a investigação ainda estava a decorrer, sob risco de influenciar essa mesma investigação. Mas, três semanas após os disparos, optou agora por assumir o despedimento da agente.

Amber R. Guyger está acusada de homicídio involuntário. S. Lee Merritt, advogado da família da vítima, realçou ao mesmo jornal nova-iorquino que a família de Botham Shem Jean vê esta decisão como uma primeira "vitória".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório