Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Venezuela: Detido jornalista que viajaria para visitar um familiar

Um conhecido jornalista venezuelano, Isnardo Bravo, foi hoje detido no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía (a norte de Caracas, o principal do país), quando se prepara para efetuar uma viajem de cinco dias a Miami, EUA, para visitar uma familiar.

Venezuela: Detido jornalista que viajaria para visitar um familiar
Notícias ao Minuto

17:47 - 24/09/18 por Lusa

Mundo Isnardo Bravo

A detenção foi confirmada pelo Sindicatos dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP, siglas em espanhol) através da rede de mensagens Twitter.

"Retiveram-lhe o passaporte e disseram-lhe que tem proibição de saída (do país)", explica o SNTP.

Por outro lado precisa que o jornalista viajaria acompanhado por uma filha de 11 anos, que entretanto já foi entregue à mãe.

Entretanto o jornalista foi transferido "desde os escritórios de segurança do aeroporto, à sede da Direção Geral de Contra-Inteligência Militar em Boleíta (Caracas), fortemente custodiado e sem permitir que falasse com os familiares".

"Instamos as autoridades a tomar ações perante este atropelo à liberdade de expressão", sublinha SNTP.

Na Venezuela começam a ser cada vez mais frequentes as notícias de jornalistas que são detidos pelas autoridades, ameaçados, o impedidos de sair do país.

A 21 de setembro último uma equipa da VPI TV, composta pelo jornalista Hector Caldera e o operador de imagem Luís Chaparro, foram ameaçados com um punhal, por um alegado simpatizante da revolução bolivariana, quando faziam a cobertura de um protesto junto do Ministério de Educação.

As ameaças ficaram gravadas em vídeo e a equipa televisiva teve que abandonar o sítio.

A 14 de setembro último a jornalista e produtora Laura Saravia, foi detida pelas autoridades venezuelanas, na fronteira com a Colômbia, conjuntamente com os correspondentes da ITN (de Inglaterra), Dan Rivers e Barney Green.

Foram detidos depois de gravarem um material turístico na zona, durante mais de 14 horas.

Ainda este mês, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, foi impedido de sair do país, conjuntamente com a mulher, quando se disponha a fazer uma viagem de férias. As anularam o passaporte, por uma alegada "falha no sistema".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório