Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 10º

Edição

Polícia do Rio prende 15 criminosos em operação contra milícias

Pelo menos 15 pessoas foram presas desde a manhã de hoje no Rio de Janeiro, numa operação da Polícia Civil e do Ministério Público (MP) brasileiros para desarticular milícias que atuam naquela região metropolitana.

Polícia do Rio prende 15 criminosos em operação contra milícias
Notícias ao Minuto

14:44 - 24/09/18 por Lusa

Mundo Brasil

Chamada de Operação Gerais, a ação cumpre 52 mandados de busca e apreensão e 23 de prisão preventiva contra milicianos com atuação em São Gonçalo e Maricá.

O Ministério Público do Rio de Janeiro disse, em comunicado, que o objetivo da operação é desarticular três milícias com comandos distintos, mas com integrantes com atuação em mais de uma delas, suspeitos de cometerem diversos crimes.

"A investigação apurou que os grupos agem com violência, uso de armas de fogo e prática de homicídios, como modo de disseminar o temor e exercer o domínio sob a população", explicou este órgão de Justiça brasileiro.

"As atividades desempenhadas como fonte de arrecadação nas áreas dominadas são típicas das milícias: exploração de 'segurança' clandestina a comerciantes, controle sobre a venda de botijões de gás e cestas básicas, venda de cigarros contrabandeados, exploração da venda de serviço clandestino de internet e TV a cabo", acrescentou.

Os grupos criminosos investigados teriam um lucro mensal em torno de 100 mil reais (20,9 mil euros), podendo chegar a 1,2 milhão de reais (251 mil euros) ao ano, segundo informações divulgadas pelo portal de notícias brasileiro G1.

Sobre os presos, o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que todos foram indiciados pelo crime de formação de milícia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório