Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Candidato da oposição nas Maldivas reivindica vitória nas eleições

O candidato da oposição nas eleições presidenciais das Maldivas reivindicou vitória no sufrágio de hoje, numa declaração na sede de campanha, depois de contados 97,5% dos votos.

Candidato da oposição nas Maldivas reivindica vitória nas eleições
Notícias ao Minuto

23:28 - 23/09/18 por Lusa

Mundo Presidenciais

Ibrahim Mohamed Solih obteve 58,3% dos votos, segundo números divulgados pela imprensa, ainda que a Comissão Eleitoral tenha dito que os resultados oficiais só serão conhecidos dentro de uma semana, o período reservado para as partes contestarem os resultados.

Numas eleições consideradas como um referendo à democracia no arquipélago, e que a oposição temia que fossem manipuladas a favor do atual presidente, Yameen Abdul Gayoom, a afluência às urnas foi expressiva e a Comissão Eleitoral acabou mesmo por alterar o encerramento das assembleias eleitorais para que todos pudessem votar.

Após a divulgação da vitória de Solih os seus apoiantes encheram as ruas da capital, Male, com bandeiras das Maldivas e festejando.

Do lado da campanha do ainda presidente ninguém esteve até agora disponível para comentar.

Pedindo calma aos apoiantes até ao anúncio oficial dos resultados o candidato da oposição afirmou depois que "gostaria de dizer ao presidente Yameen que o povo falou e que por favor aceite a derrota".

Solih disse também que falou com a polícia e que esta "está com o povo" e que aceitou os resultados.

As Maldivas são um arquipélago, no oceano Índico, com cerca de 400 mil habitantes, dos quais 260 mil eleitores.

A liderança de Yameen foi marcada por crises institucionais graves, a última delas em fevereiro passado, quando o Supremo Tribunal anulou a condenação de novo opositores do regime e reabilitou o cargo de doze deputados da oposição. Yameen respondeu declarando o estado de emergência e iniciando um período de repressão, que levou a União Europeia a adotar sanções contra o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório