Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 20º

Edição

Rutte "profundamente impressionado" com acidente que matou 4 crianças

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse-se hoje "profundamente impressionado" com o "acidente horrível" em que um comboio colidiu com uma bicicleta que transportava crianças para a escola num atrelado, provocando a morte a quatro delas.

Rutte "profundamente impressionado" com acidente que matou 4 crianças
Notícias ao Minuto

17:16 - 20/09/18 por Lusa

Mundo Holanda

Numa mensagem no Twitter, Rutte desejou às famílias "muita coragem e força para ultrapassar esta pesada perda".

O acidente deu-se ao princípio da manhã de hoje em Oss, cerca de 100 Km a sudeste de Amsterdão, quando uma bicicleta conduzida por uma mulher que transportava cinco crianças entre os 4 e os 10 anos foi colhida por um comboio na passagem de nível.

Quatro das crianças morreram, entre as quais duas da mesma família, e a quinta ficou em estado crítico, assim como a mulher que conduzia o veículo, segundo a polícia.

Na Holanda, milhares de crianças são transportadas todos os dias para a escola neste tipo de veículo, uma espécie de caixa aberta montada à frente de uma bicicleta elétrica, concebido especificamente para esse fim.

"É o pior pesadelo de todos os pais", lamentou à televisão pública NOS Edwin Renzen, o fundador da empresa que fabrica os veículos, Stint.

Uma testemunha relatou que a condutora do veículo tentou travar, sem êxito, ao aproximar-se da passagem de nível, que tinha luzes de aviso e cancelas vermelhas e brancas.

Outras testemunhas disseram que havia uns 15 automóveis parados à espera e que a bicicleta passou por todos eles sem abrandar.

A velocidade máxima atingida pelas Stint é de 17 Km/h.

A porta-voz da polícia local, Dianne van Gammeren, disse não poder confirmar a informação, mas adiantou que ela está a ser considerada na investigação.

As imagens captadas por uma câmara montada na frente do comboio vão também ser analisadas, acrescentou.

Psicólogos foram destacados para dar assistência às famílias das vítimas e às testemunhas do acidente, entre as quais há crianças, segundo a polícia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório