Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Diálogo. Primeiro-ministro paquistanês convida homólogo indiano

O novo primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, convidou o seu homólogo indiano, Narendra Modi, a visitar Islamabad para "reiniciar o estagnado processo de diálogo" e abordar questões como o terrorismo e a Caxemira, anunciaram hoje as autoridades paquistanesas.

Diálogo. Primeiro-ministro paquistanês convida homólogo indiano
Notícias ao Minuto

12:27 - 20/09/18 por Lusa

Mundo Imran Khan

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros paquistanês, Mohamad Faisal, disse hoje numa mensagem na rede social Twitter que Khan demonstrou querer uma relação mais próxima entre os dois países ao responder a uma carta enviada por Modi felicitando-o pela sua eleição como novo primeiro-ministro.

"Vamos falar e resolver todos os assuntos", escreveu Faisal, resumindo o espírito da carta, que ainda não recebeu "uma resposta oficial da Índia", acrescentou.

Segundo a carta, divulgada hoje pela imprensa indiana e que teve a sua origem confirmada à agência de notícias EFE por fontes diplomáticas, Khan propôs a Modi uma visita a Islamabad no marco da cimeira da Associação para a Cooperação Regional do Sul da Ásia (SAARC).

A Índia boicotou a reunião desta organização em setembro de 2016, em reação à morte de 19 soldados indianos num ataque de insurgentes paquistaneses.

"A cimeira vai dar-lhe a oportunidade de visitar o Paquistão e permitir que ambos reiniciemos o processo de diálogo", afirmou Khan a Modi na carta.

Khan levantou a possibilidade de começar a preparar essa visita numa reunião entre os chanceleres dos dois países durante a Assembleia Geral da ONU, que acontecerá na próxima semana, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

"Eu compartilho o seu sentimento de que, para os nossos países, a única maneira de avançar baseia-se no 'compromisso construtivo'" disse Khan, observando que, embora a Índia e o Paquistão mantenham "certamente uma relação difícil," devem aos seus cidadãos uma forma de "resolver pacificamente" todas as suas disputas.

Entre os pontos de fricção entre os dois países, o líder paquistanês destaca o terrorismo e, acima de tudo, a disputa pela região da Caxemira.

A Caxemira indiana, de maioria muçulmana, tem sido o principal ponto de discórdia entre a Índia e o Paquistão desde a criação de ambos os países em 1947 após a independência dos britânicos, tendo ocorrido duas guerras pela região e vários conflitos menores.

Os dois países tentaram várias vezes iniciar um processo de entendimento sobre este assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório