Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Chanceler austríaco confirma cimeira extraordinária de líderes

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, confirmou hoje a organização de uma "cimeira extraordinária" em novembro para concluir as negociações sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Brexit: Chanceler austríaco confirma cimeira extraordinária de líderes
Notícias ao Minuto

10:26 - 20/09/18 por Lusa

Mundo Sebastian Kurz

"Um acordo foi alcançado: efetivamente haverá uma cimeira extraordinária e os chefes de Estado e de Governo vão apoiar esta decisão", disse Kurz, que ocupa a presidência rotativa da UE, à chegada da cimeira informal dos líderes europeus, em Salzburgo.

O chanceler austríaco, que não revelou a data concreta desta reunião, reconheceu que as posições do bloco comunitário e do Governo de Theresa May continuam "muito distantes".

"Apesar da discussão mediática sobre o tema e das duras tomadas de posição públicas nos meios de comunicação, [...] tenho a perceção de que as duas partes estão conscientes de que só poderão encontrar uma solução se cada uma der um passo em direção da outra", acrescentou.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou na quarta-feira que iria propor a realização de uma cimeira extraordinária em "meados de novembro" dedicada ao 'Brexit'.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março de 2019, dois anos após o lançamento oficial do processo de saída, e quase três anos após o referendo de 23 de junho de 2016 que viu 52% dos britânicos votarem a favor do 'Brexit'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório