Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Rubinho, o gato que ganhou em tribunal o direito a passear no shopping

Rubinho ganhou em tribunal um processo contra um centro comercial.

Rubinho, o gato que ganhou em tribunal o direito a passear no shopping
Notícias ao Minuto

13:29 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Há três meses que Rubinho, um gato de Copacabana, no Rio de Janeiro, estava proibido de pisar os corredores do centro comercial, onde desde há oito anos estava habituado a passear livremente, por decisão do conselho de administração daquela área.

A medida foi parar à justiça, e na última quinta-feira, dia 13, a decisão do tribunal foi favorável ao animal. Segundo o jornal Globo a juíza Marcia Correia Hollanda concedeu uma tutela de emergência para permitir que o felino pudesse andar à vontade no local enquanto não é conhecida a sentença definitiva.

Pedro Duarte Correia, de 84 anos, um comerciante que tem uma loja no shopping há 40 anos, adotou Rubinho em 2010 e respirou de alívio com a decisão.

O gato tornou-se uma espécie de mascote dos clientes, mas nos últimos meses, por ter sido forçado a ficar numa caixa dentro da loja, sem poder ir dar os seus passeios, o humor de Rubinho mudou. Segundo Pedro, o animal entrou mesmo em depressão, "ficou doente". "Chegou ao ponto de não comer. Só agora está a voltar ao normal. Ainda fica retraído quando o chamam, mas aos poucos acho que vai voltar ao que era", acrescentou.

Quando o conselho tomou a decisão de banir Rubinho dos espaços comuns do centro comercial, Pedro recorreu a um advogado voluntário que entrou com uma ação na justiça para reverter a decisão. Entre os documentos utilizados estavam documentos do veterinário que atestavam que o cativeiro estava a prejudicar a saúde do animal.

Os clientes do espaço chegaram inclusivamente a criar um abaixo-assinado virtual em que pediam a liberdade de Rubinho. Um documento que foi assinado por cerca de cinco mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório