Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Coreias querem organizar Jogos Olímpicos de 2032

Os presidentes dos dois países anunciaram que planeiam apresentar uma candidatura conjunta. Mais um sinal da melhoria das relações entre Pyongyang e Seul.

Coreias querem organizar Jogos Olímpicos de 2032
Notícias ao Minuto

07:47 - 19/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Cimeira

É mais um sinal da crescente reaproximação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Esta quarta-feira Kim Jong-un e o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, afirmaram que os dois países querem apresentar uma candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos de 2032, segundo a Associated Press.

O anúncio foi feito durante uma nova cimeira entre as duas Coreias. Os dois líderes não avançaram com mais detalhes relativamente a esta candidatura. Não se sabe para já quais seriam as cidades anfitriãs ou quão avançados estão os planos desta candidatura conjunta.

De qualquer das formas, o Comité Olímpico Internacional não costuma anunciar as cidades que vão receber as Olimpíadas até sete anos antes do evento desportivo. O que significa que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul têm até 2025 para preparar melhor a candidatura agora anunciada.

A Alemanha já revelou planos para uma candidatura com várias cidades aos Jogos Olímpicos de 2032, tal como a Austrália, com Brisbane. O Comité Olímpico Indiano também já demonstrou interesse em organizar os Jogos de 2032.

Caso a candidatura da Península da Coreia fosse bem sucedida, seria a segunda vez que a Coreia do Sul receberia a competição, depois de ter organizado os Jogos Olímpicos de 1988. Em fevereiro, a cidade sul-coreana de Pyeongchang foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de Inverno. Para a Coreia do Norte, seria uma estreia no que toca a grandes eventos desportivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório