Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Missionário italiano raptado no Níger

O missionário italiano Pier Luigi Maccalli foi raptado na sua casa, em Bomoanaga, sudoeste do Níger, na noite de segunda-feira, por homens em motas, anunciou hoje o responsável pela comunicação da missão católica no Níger, Thomas Codjovi.

Missionário italiano raptado no Níger
Notícias ao Minuto

14:34 - 18/09/18 por Lusa

Mundo Pier Luigi Maccalli

"O rapto aconteceu por volta das 21:00 locais (mesma hora em Lisboa). De acordo com os testemunhos dos habitantes, eram cerca de oito os atacantes e vinham em motas. Eles raptaram o padre na sua casa situada em frente à igreja", explicou Codjovi à agência noticiosa France-Presse (AFP), citando fontes locais da aldeia de Bomoanaga.

Segundo a AFP, o padre italiano mora no Níger há 11 anos.

"Eles primeiro partiram a porta da casa, saíram com o padre numa das motas e fugiram em direção à fronteira de Burkina Faso. Dez minutos depois, regressaram para atirar para o ar, obviamente para intimidar as pessoas", disse Codjovi.

O responsável pela comunicação da missão católica no Níger acrescentou que "também havia irmãs", mas foi só o padre que os atacantes levaram.

A Sociedade das Missões Africanas (SMA), da qual o padre depende, confirmou o sequestro na sua página da rede social Facebook, salientando "estar em contacto constante com a unidade de crise" do Governo italiano.

"Não há reivindicação dos autores do rapto até ao momento", acrescentou a SMA.

Em abril, um trabalhador humanitário alemão foi raptado na mesma área de Tillaberi, enquanto um americano foi sequestrado mais ao norte, em outubro de 2016.

De acordo com fontes de segurança, estes reféns são levados para o norte do Mali.

O Níger é palco de recorrentes ataques ´jihadistas´, em particular no sudoeste, perto do Mali.

País maioritariamente muçulmano, o Níger tem entre 1 e 2% de cristãos numa população de 20 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório