Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

As 12 esculturas eróticas que estão a escandalizar os valencianos

As peças do artista Antoni Miró são baseadas em cerâmicas da Grécia Antiga e estão expostas na Marina de Valência. Mostram as figuras em diversas posições sexuais.

As 12 esculturas eróticas que estão a escandalizar os valencianos
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Espanha

Quem passa pela Marina de Valência por estes dias não consegue evitar olhar para as 12 esculturas eróticas ali expostas. As obras da autoria de Antoni Miró estão a gerar polémica por serem tão explícitas. O El País adianta que as esculturas, inspiradas na cerâmica popular da Antiga Grécia, mostram várias posições sexuais, o que não está agradar a alguns valencianos e ao clero local. 

Algumas das esculturas realçam apenas a nudez, mas outras surgem em posições de sexo oral, anal ou de masturbação. 

Num artigo publicado esta segunda-feira no jornal Las Provincias, um grupo de padres critica o facto de as esculturas terem sido colocadas num espaço exterior.

Muitas pessoas também chamam atenção para o facto de muitas crianças passarem ali e outras questionam mesmo se estas obras são arte. 

Quem não compreende a polémica é o autor, Antoni Miró. "As esculturas são inspiradas nos desenhos da cerâmica popular grega. Não estava escondida, mas há 2.600 anos era usa no quotidiano. Em alguns aspetos vê-se que estavam mais avançados do que agora", disse o artista. 

Sobre a possibilidade de as crianças verem as suas peças, Miró também não percebe o escândalo. "Os que não têm idade para entender, não lhes interessa. Os que têm idade para compreender, por muito que tentem evitar ou veem aqui ou noutros sítios porque vai interessar-lhes". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório