Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia e Turquia chegam a acordo para zona desmilitarizada em Idlib

Putin e Erdogan encontraram-se esta segunda-feira, em Sóchi, e chegaram a acordo para o estabelecimento de uma zona desmilitarizada na região de Idlib. Área livre de armas entra em vigor no próximo dia 15 de outubro.

Rússia e Turquia chegam a acordo para zona desmilitarizada em Idlib
Notícias ao Minuto

17:48 - 17/09/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Síria

A Rússia e a Turquia chegaram a um acordo para a criação de uma zona desmilitarizada entre as forças rebeldes e o governo sírio em Idlib, na Síria. 

Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan encontraram-se esta segunda-feira para discutir a situação na Síria, numa altura em que a zona de Idlib está a ser alvo de uma ofensiva do regime de Damasco com o apoio da Rússia. 

Idlib é um dos últimos bastiões de resistência ao regime de Bashar al-Assad e os ataques de Damasco nos últimos dias fazem antever uma ofensiva em grande escala, que tem levado a sucessivos alertas por parte da ONU.

Ancara e Moscovo apoiam dois lados distintos no conflito sírio. A Turquia apoia alguns grupos rebeldes de oposição a Assad, ao passo que a Rússia está ao lado de Damasco. 

Erdogan já tinha proposto a criação de uma zona desmilitarizada e Putin terá aceitado a proposta do seu homólogo turco. Ancara teme um conflito em grande escala em Idlib, região com que faz fronteira, o qu poderia levar a aumento do fluxo de refugiados. A ONU já preparou um plano de fuga para cerca de 900 mil civis. 

Após o encontro diplomático, o presidente russo disse que a zona de segurança terá entre 15 a 25 quilómetros e que será patrulhada por forças turcas e russas. A zona desmilitarizada será criada a 15 de outubro. 

Putin acrescentou que todas as armas devem ser retiradas da zona até ao próximo dia 10 de outubro e fez questão de alertar que não vai tolerar a presença de rebeldes "radicalizados" nem de grupos jihadistas, nomeadamente a Frente Al-Nusra, antigo braço da Al-Qaeda na Síria, que tem uma presença substancial em Idlib. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório