Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Autoridades brasileiras apreendem 16 milhões a filho de Teodoro Obiang

Dinheiro e joias não foram declaradas às autoridades alfandegárias. Embaixada da Guiné Equatorial disse que Teodoro Obiang Mang foi ao Brasil para um tratamento médico. Já o dinheiro, teria como destino outra missão diplomática oficial. Caso está a ser investigado pela Polícia Federal.

Autoridades brasileiras apreendem 16 milhões a filho de Teodoro Obiang
Notícias ao Minuto

16:42 - 17/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Guiné Equatorial

A Polícia Federal brasileira apreendeu 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros) em dinheiro e cerca de 16 milhões de dólares (perto de 14 milhões de euros) em joias e relógios a membros da comitiva do vice-presidente da Guiné Equatorial, noticia o El País Brasil.

O ‘vice’ do país é Teodoro Obiang Mang, filho de Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, presidente daquele país africano desde 1979.

De acordo com o GA1, o dinheiro e os relógios de Teodoro Obiang Mang estavam em duas malas. A delegação carregava, no total, 19 malas, sendo que as que tinham roupas e outras bens seguiram normalmente.

Fontes diplomáticas citadas pela versão brasileira do El País afirmam que a viagem do ‘vice’ da Guiné Equatorial ao Brasil tinha uma finalidade particular, pelo que as autoridades alfandegárias verificaram a bagagem.

A embaixada da Guiné Equatorial disse que Teodoro Obiang Mang foi ao Brasil para um tratamento médico. O dinheiro, justificou, tinha como destino uma missão oficial posterior, em Singapura. Os relógios seriam de uso pessoal do ‘vice’ da Guiné Equatorial.

O caso está a ser investigado pela Polícia Federal, uma vez que o dinheiro e as joias, devido ao seu alto valor, deveriam ter sido declaradas às autoridades alfandegárias, o que não aconteceu.

A Guiné Equatorial tem cerca 1.2 milhões de habitantes, com 76% da população, números da BBC, a viver na pobreza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório