Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Áustria e Alemanha revelam consenso sobre fronteiras externas

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o homólogo austríaco, Sebastian Kurz, disseram hoje, à entrada para um encontro, em Berlim, que existe consenso entre os dois países sobre a necessidade de reforçar as fronteiras externas da União Europeia.

Áustria e Alemanha revelam consenso sobre fronteiras externas
Notícias ao Minuto

21:52 - 16/09/18 por Lusa

Mundo União Europeia

Os dois líderes europeus reuniram-se hoje em Berlim para procurar linhas comuns dentro da União Europeia (UE), cada vez mais dividida sobre a política migratória, tema prioritário nas agendas de Berlim e Viena.

"Coincidimos na necessidade de reforçar as fronteiras externas", disse Angela Merkel, durante uma breve declaração conjunta à imprensa, sem direito a perguntas, e prévia à reunião de trabalho dos dois líderes.

Por seu lado, Sebastian Kurz considerou que a próxima cimeira dos 28 países da UE, na quarta e quinta-feira, em Salzburgo, será "uma oportunidade de intercâmbio" para procurar "um aproximar de posições", lembrando que, por se tratar de uma cimeira informal, não existe pressão para adotar resoluções.

Tanto Kurz como Merkel citaram o discurso do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na quarta-feira, em Estrasburgo, nomeadamente a sua proposta de proteger as fronteiras externas comunitárias e promover vias de acesso a uma imigração legal e qualificada.

"Há coincidência sobre a necessidade de reforçar a Frontex [Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira]", disse o chanceler austríaco, numa referência à proposta de dotar a agência de mais 10 mil efetivos até 2020 e de acelerar os regressos dos imigrantes sem perspectivas de permanecerem em território europeu.

A imigração e as negociações com Londres sobre o "Brexit" são os temas prioritários da cimeira informal de Salzburgo, à qual Merkel e Kurz chegam com posições diferentes, especialmente na questão da imigração e políticas de asilo.

O chanceler da Áustria, que exerce a presidência rotativa da UE, é defensor da linha mais restritiva em matéria de imigração, enquanto Angela Merkel tem procurado um equilíbrio entre as medidas destinadas a reduzir a chegada de refugiados e os princípios inerentes ao direito de asilo.

A reunião informal de chefes de Estado ou de Governo da União Europeia decorre em Salzburgo, na quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório