Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

“Atravesso a rua e arranjo-te já um trabalho”, diz Macron a desempregado

Jovem lamentou junto do presidente francês que não arranjava trabalho.

“Atravesso a rua e arranjo-te já um trabalho”, diz Macron a desempregado
Notícias ao Minuto

19:17 - 16/09/18 por Natacha Nunes Costa

Mundo França

O presidente francês Emmanuel Macron está envolto em polémica depois de ter dado uma resposta insólita a um jovem desempregado durante uma visita, este sábado, ao palácio do Eliseu, em Paris, por ocasião das Jornadas Europeias do Património.

A conversa começou calmamente, com o jovem a queixar-se ao governante da falta de emprego. “Tenho 25 anos e, apesar de mandar currículos e cartas de motivação, nada acontece. Envio para todos os lados, autarquias, mas ninguém liga”, disse o horticultor.

Perante estes protestos, o chefe de Estado francês sugeriu que o jovem mudasse de setor e afirmou que bastava “atravessar a rua” para encontrar trabalho.

“Se estiveres preparado e motivado, há empregos nos hotéis, nos bares, nos restaurantes, na construção, não há lugar onde não estejam a procurar pessoas. Eu atravesso a rua e arranjo-te já um trabalho”, respondeu Macron.

O  horticultor ainda explicou que não tinha problemas em mudar de área, mas que, independentemente disso, não tinha respostas dos empregadores, ao que Macron voltou a insistir.

“Vais por uma rua vais a Montparnasse, vais a todos os cafés e restaurantes… Francamente, tenho a certeza que um em cada dois estão a recrutar agora. Vai lá!”, reivindicou.

As palavras do presidente francês não caíram nada bem na sociedade francesa que já reagiu com críticas ao discurso de Macron acusando-o de desconhecer a realidade dos desempregados franceses.

“Nova saída desdenhosa de Emmanuel Macron para um desempregado. A solução é mudar de setor? Este desprezo pelas classes trabalhadoras é insuportável”, escreveu no Twitter Thomas Portes, porta-voz do Partido Comunista francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório