Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Bélgica suspende cooperação com Ministério da Educação palestiniano

A Bélgica decidiu suspender a cooperação com o Ministério da Educação palestiniano enquanto as escolas do território tiverem nomes de terroristas, anunciou hoje o ministro responsável pela pasta, Alexander De Croo.

Bélgica suspende cooperação com Ministério da Educação palestiniano
Notícias ao Minuto

17:06 - 15/09/18 por Lusa

Mundo Alexander De Croo

Segundo o diário belga L'Avenir, no ano passado, uma escola palestiniana financiada pela Bélgica mudou de designação, adotando o nome de Dalal Mughrabi, militante palestiniana que, em 1978, participou numa tomada de reféns num autocarro. O crime custou a vida a 38 israelitas.

Em seguida, a Bélgica iniciou conversações com as autoridades palestinianas para reverter a mudança de nome, por não poder aceitar homenagens a "terroristas", mas não só a alteração não aconteceu, como o nome de Dalal Mughrabi foi atribuído a outros dois estabelecimentos locais.

Em resultado, o Governo belga decidiu suspender o financiamento à construção de escolas na Palestina, mantendo, porém, a contribuição para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), assinala o jornal belga.

A cooperação belga mantém-se ainda em todas as outras áreas em que já se efetua, como a promoção dos direitos humanos, o desenvolvimento do setor privado e o empreendedorismo digital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório