Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia sobe juros pela primeira vez desde 2014 e surpreende mercados

O banco central da Rússia subiu hoje inesperadamente a taxa de juro de referência de 7,25% para 7,5%, o que acontece pela primeira vez desde 2014, refere um comunicado da instituição citado pela agência financeira Bloomberg.

Rússia sobe juros pela primeira vez desde 2014 e surpreende mercados
Notícias ao Minuto

15:32 - 14/09/18 por Lusa

Mundo Mercado

A decisão do supervisor do sistema financeiro russo surge depois de a Turquia ter aumentado os juros na quinta-feira, de 17,75% para 24%, surpreendendo também os mercados.

A medida tomada pelo banco central russo é justificada pelo risco da subida da inflação e pela ameaça de sanções dos Estados Unidos ao país.

O aumento dos juros surge na sequência do que está a acontecer nas economias emergentes, em que as moedas têm sofrido fortes desvalorizações e se tem assistido ao aumento dos riscos em torno da inflação.

Os economistas não descartam mais aumentos de taxa juro russa, sendo que a subida dos juros era apenas esperada por dois dos 42 analistas consultados pela Bloomberg que previam que os juros se mantivessem estáveis.

Após a subida dos juros, o rublo valorizou-se, apresentando o melhor desempenho nos mercados emergentes.

O economista do Citigroup Inc., Ivan Tchakarov, afirmou que "as expectativas de pressão geopolítica sobre a Rússia [...] podem constituir uma forte razão para que o banco central russo venha a subir gradualmente os juros nas duas próximas reuniões deste ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório