Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Escola escurece pele a alunos em fotografia para aparentar diversidade

A faculdade nega ter tido conhecimento da manipulação da imagem e culpa agência de comunicação.

Escola escurece pele a alunos em fotografia para aparentar diversidade
Notícias ao Minuto

13:36 - 14/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Racismo

A fotografia de um grupo de alunos de uma escola de arte francesa, Émile Cohl, foi manipulada para fazer alguns dos alunos parecer de raça negra. O objetivo por detrás da alteração seria tornar o estabelecimento mais apelativo para estudantes norte-americanos.

Só que os antigos alunos, alguns deles representados na fotografia, ao aperceberem-se do sucedido, começaram a partilhar o seu desagrado nas redes sociais. 

Na imagem original é possível ver um grupo de alunos, vários rapazes e raparigas, numa visita a uma galeria de arte, todos diferentes entre si, mas todos caucasianos. Na imagem promocional, além de outros pormenores, as caras de três dos estudantes foram escurecidas e outras duas pessoas de cor foram acrescentadas, com o intuito de passar uma ideia de diversidade.

A escola pediu desculpa publicamente, alegando desconhecer que tivesse sido feito algum tipo de manipulação à imagem e que isso estava a cargo de uma agência de comunicação norte-americana. "Enviámos alguns documentos para uma agência de comunicação norte americana de forma a que fizesse salientar a nossa faculdade", explicou o diretor Émile Cohl, citado pelo Guardian. 

Acrescentando ainda que tinha sido pedido que a fotografia fosse retirada da página da escola e das redes sociais de imediato e que tinham sido enviadas cartas com pedidos de desculpa aos alunos e aos pais.

Consegue descobrir as diferenças?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório