Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Russos detidos por espionagem contra laboratório que investigava Novichok

Dois alegados espiões russos foram detidos na primavera na Holanda porque supostamente pretendiam obter informações de um laboratório suíço que investigava o agente neurotóxico que envenenou Sergei Skripal.

Russos detidos por espionagem contra laboratório que investigava Novichok
Notícias ao Minuto

10:05 - 14/09/18 por Lusa

Mundo Skripal

De acordo com a imprensa da Suíça os dois homens são suspeitos de tentarem conseguir informações do Laboratório Spiez, um organismo federal helvético, especializado em ameaças químicas e que desenvolve investigações sobre gases tóxicos e agentes nervosos.

O Laboratório Spiez é igualmente uma referência científica da Organização para a Proibição das Armas Químicas.

O Serviço de Informações da Confederação Helvética confirmou aos vários jornais que publicam hoje a notícia que conhece o assunto adiantando que os dois suspeitos foram repatriados para Moscovo.

O Serviço de Informações acrescentou que em todo o processo que envolveu os dois homens colaboraram as autoridades britânicas, holandesas e suíças e que a "intervenção permitiu evitar uma ação ilegal contra uma infraestrutura da Suíça, muito importante".

Os responsáveis pelo laboratório não confirmaram a ameaça, mas adiantaram que foram alvo de ataques de pirataria informática. As notícias publicadas hoje na Suíça indicam também que os alegados espiões transportavam material que poderia ter sido utilizado para aceder ao sistema informático do laboratório.

O Laboratório Spiez investiga atualmente os ataques com gases tóxicos na Síria e o envenenamento com Novitchok contra o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha, no passado mês de março, em Salisbury, Inglaterra.

O pai e a filha sobreviveram ao ataque, assim como um polícia que também foi contaminado com a mesma substância na altura em que socorria os Skripal.

O envenenamento deu origem a uma grave crise política e diplomática entre a Rússia e vários países ocidentais provocando a expulsão de diplomatas e a aplicação de novas sanções económicas contra Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório