Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Senadores dão ao FBI informações sobre acusação de assédio a juiz

Os senadores democratas que avaliam a nomeação para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos do juiz Brett Kavanaugh, escolhido pelo Presidente Donald Trump, remeteram informações ao FBI sobre um suposto caso de assédio sexual do candidato.

Senadores dão ao FBI informações sobre acusação de assédio a juiz
Notícias ao Minuto

07:05 - 14/09/18 por Lusa

Mundo Brett Kavanaugh

A notícia foi avançada na quinta-feira pelo The New York Times, que cita a senadora Dianne Feinstein a afirmar ter encaminhado uma carta aos investigadores federais com informações relevantes sobre Kavanaugh, embora não tenha explicado o conteúdo da mesma.

"Recebi informações de uma pessoa sobre a nomeação de Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal, essa pessoa pediu-me confidencialidade (...) e respeitei essa decisão, mas remeti esta questão às autoridades federais de investigação", disse a senadora, que se recusou a informar sobre o conteúdo da carta e o grau de relevância.

Segundo fontes citadas pelo jornal de Nova Iorque, a carta é sobre um caso de assédio sexual que supostamente envolveu Kavanaugh com uma mulher quando ambos estavam no ensino secundário.

Kavanaugh, que foi nomeado a 09 de julho por Trump, enfrentou as habituais audiências de confirmação perante um comité do qual Feinstein faz parte, sendo que o mesmo órgão deverá recomendar, ou não, na próxima semana, a sua aprovação como juiz do Supremo Tribunal.

Em última análise, será o próprio Senado - com uma pequena maioria conservadora - a decidir se Kavanaugh se tornará juiz do Supremo Tribunal, composto por nove juízes que assumem um posto vitalício.

A candidatura de Kavanaugh gerou grande preocupação nas fileiras progressistas, que temem a possibilidade de a nomeação deste juiz conservador resultar em retrocessos em direitos civis e, em última análise, para futuros equilíbrios no Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório