Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

População em Angola "não passa fome" mas está numa situação difícil

O ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Marcos Alexandre Nhunga, disse hoje que o país tem alguma "população considerável que não passa fome como tal", mas que "se encontra numa situação difícil".

População em Angola "não passa fome" mas está numa situação difícil
Notícias ao Minuto

21:33 - 12/09/18 por Lusa

Mundo Ministro

Marcos Nhunga falava aos jornalistas depois de questionado pela agência Lusa sobre o relatório de segurança alimentar e nutrição elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o qual indica que, em Angola, 23,9% da população passa fome.

"É uma realidade, mas não temos essa realidade. A FAO divulga os seus dados e não queremos fazer comentários. Mas a FAO, quando divulga, tem dados com base num levantamento a nível mundial", afirmou o governante.

No relatório de 2018, a FAO refere que cerca de 821 milhões de pessoas no mundo passam fome, o que se traduz num aumento quando comparado com os dados de há dez anos.

Em Angola, segundo a FAO, "23,9% da população passa fome", o que equivale a que "6,9 milhões de angolanos não tenham acesso mínimo a alimentos".

Marcos Nhunga sustentou que a constatação é diferente da que pode parecer.

"[Angola] ainda tem alguma população considerável, que não digo que passem fome como tal, mas que está numa situação difícil. Exatamente por isso é que o governo quer melhorar e está a fazer intervenções no meio rural no quadro da atividade produtiva, para que possa resolver os problemas ligados à fome e à pobreza", disse.

O governante angolano falava, em Luanda, no final do 'workshop' sobre "Uso de calcário dolomítico para a recuperação e estabilização dos solos em Angola", coorganizado pelos ministérios da Agricultura e Florestas e dos Recursos Minerais e Petróleos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório