Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2018
Tempo
32º
MIN 30º MÁX 34º

Edição

Jornal volta a imprimir cartoon de Serena Williams... agora na capa

Cartoon valeu ao cartoonista acusações de racismo e sexismo.

Jornal volta a imprimir cartoon de Serena Williams... agora na capa
Notícias ao Minuto

08:20 - 12/09/18 por Sara Gouveia 

Mundo Polémica

O controverso cartoon que retratava Serena Williams a saltar sobre a raquete partida, com uma chupeta ao lado e que tem estado envolto em polémica voltou a ser parcialmente impresso na capa do jornal australiano Herald Sun, a publicação que inicialmente o tinha revelado.

Nesta capa o cartoon ganha uma nova vida e é acompanhado de outras caricaturas de políticos australianos, do presidente Trump ou de Kim Jong-un, numa decisão do jornal de defender a liberdade de publicar um cartoon provocador e de criticar os próprios críticos que apelida como sendo "politicamente corretos" por considerarem o desenho racista.

"Se os censores de Mark Knight tiverem aquilo que querem no que diz respeito ao cartoon de Serena Williams, a nossa vida politicamente correta vai ser muito aborrecida de facto", lê-se por baixo da imagem,  aparecendo ainda as palavras em tamanho mais pequeno: "Vetado: cabelo e lábios muito grandes, demasiado zangada".

A caricatura, que segundo o cartoonista, Mark Knight, pretendia apenas representar o "comportamento desagradável" da tenista durante a discussão que teve com o árbitro português Carlos Ramos a quem chamou de “ladrão”, no US Open, foi criticada por ser “racista” e “sexista” e por dar continuidade à narrativa da “mulher negra irritada”, por atletas, fãs e figuras públicas um pouco por todo o mundo.

Críticas que o jornal, num editorial escrito esta terça-feira, apelidou de "tentativa de derrubar o cartoon e a sátira, escudado pelo politicamente correto", referindo ainda que o mundo tinha "oficialmente ficado louco".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório