Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ministra da Saúde espanhola demite-se por polémica com mestrado

A ministra da Saúde espanhola, Carmen Montón, anunciou hoje a sua demissão do Governo devido a alegadas irregularidades na obtenção de um mestrado, apesar de o primeiro-ministro ter defendido a sua continuidade poucas horas antes.

Ministra da Saúde espanhola demite-se por polémica com mestrado
Notícias ao Minuto

20:36 - 11/09/18 por Lusa

Mundo Decisão

"Os espanhóis e espanholas têm um magnífico Presidente do Governo e para q ue esta situação não tenha influência, comuniquei ao Presidente a minha demissão como ministra da Saúde, Consumo e Bem-Estar Social", disse Montón, numa declaração à imprensa na sede do Ministério da Saúde, que começou com mais de 30 minutos de atraso face à hora inicialmente prevista (20:45 em Madrid, menos uma hora em Lisboa).

Em causa estão alegadas irregularidades, noticiadas esta segunda-feira pelo diário espanhol diario.es, na obtenção de um mestrado no Instituto de Direito Público da Universidad Rey Juan Carlos (URJC), instituição que já reconheceu que as notas do mestrado da ministra foram alteradas e anunciou que iria rever "disciplina por disciplina" para averiguar como isso aconteceu e apurar responsabilidades.

Na sua declaração, ao início da noite, Carmen Montón reiterou que não cometeu qualquer irregularidade e afirmou que tem estado disponível para dar "toda a informação".

"Fui transparente e honesta. Como tenho reiterado, não cometi nenhuma irregularidade. Vou continuar a defendê-lo com toda a convicção e com a consciência muito tranquila", sustentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório