Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

JK Rowling junta-se a vozes indignadas com cartoon de Serena Williams

Autora da saga Harry Potter acusa cartoonista Mark Knight de reduzir "uma das melhores desportistas viva a traços racistas e sexistas".

JK Rowling junta-se a vozes indignadas com cartoon de Serena Williams
Notícias ao Minuto

18:47 - 11/09/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Racismo

O cartoonista Mark Knight está a ser criticado devido ao seu último cartoon da tenista Serena Williams, tendo sido acusado de “racismo” e de “sexismo”, assim como de perpetuar o estereótipo da “mulher negra irritada”.

A última figura pública a juntar-se às críticas ao cartoon publicado na Herald Sun foi a autora de Harry Potter, JK Rowling, que acusou Mark Knight de ter transformado Serena Williams “num acessório sem rosto”.

“Parabéns por ter reduzido uma das melhores desportistas viva a traços racistas e sexistas e por ter transformado mais uma desportista num acessório sem rosto”, escreveu JK Rowling na rede social Twitter.

O cartoon surgiu depois da polémica em torno da tenista norte-americana e do árbitro português Carlos Ramos e desde então que tem divido opiniões. Muitas pessoas consideram-no ofensivo, racista e sexista, ao apresentar Serena como uma imagem masculinizada, reproduzindo estereótipos sobre a mulher negra, ao passo que outras consideram que o desenho retrata a polémica entre a tenista e o árbitro português.

Mark Knight negou a existência de racismo ou sexismo no seu desenho, considerando-o o retrato de um “momento”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório