Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia cancela fórum sobre abuso de direitos humanos dos rohingya

A polícia tailandesa cancelou, na noite de segunda-feira, um fórum organizado por jornalistas estrangeiros para discutir a violência das forças de segurança na Birmânia contra muçulmanos rohingya e outras minorias étnicas.

Polícia cancela fórum sobre abuso de direitos humanos dos rohingya
Notícias ao Minuto

07:07 - 11/09/18 por Lusa

Mundo Tailândia

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), uma dezena de polícias chegaram ao Clube de Correspondentes Estrangeiros da Tailândia (FCCT, na sigla em ingês), em Banguecoque, onde ia decorrer o fórum, e ordenaram aos membros do painel que não falassem.

Entre os oradores destacava-se Tun Khin, um proeminente ativista rohingya baseado no Reino Unido, Kobsak Chutikul, um ex-diplomata tailandês e Kingsley Abbott, representante do grupo de defesa dos direitos humanos, Comissão Internacional de Juristas.

No mês passado, investigadores da ONU pediram à justiça internacional para investigar e julgar o chefe do exército birmanês e cinco oficiais por "genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra" contra a minoria rohingya.

Na base desta decisão estão centenas de entrevistas a rohingyas e imagens de satélite que a equipa, criada há seis meses pelo Conselho de Direitos Humanos apoiado pela ONU, compilou na sequência dos relatos dos crimes, que incluem violações, destruição de várias aldeias, escravização e assassínios de crianças.

Sob o tema "Vão os oficiais de Myanmar [antiga Birmânia] enfrentar a justiça por crimes internacionais?", o fórum foi cancelado por ameaçar "as relações externas e dar a terceiros a oportunidade de criar desassossego", justificou a polícia.

O coronel Thawatkiat Jindakuansanong disse aos organizadores: "Não estamos a pedir. Estamos a ordenar o cancelamento do evento".

O presidente do FCCT, Dominic Faulder, expressou a sua "enorme deceção" por as autoridades tailandesas terem cancelado mais um programa do clube.

De acordo com a AP, esta deverá ser a sexta vez que a polícia tailandesa cancelou um dos programas do FCCT, desde que os militares tomaram o poder no país, em 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório