Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cartoon de Serena Williams criticado por ser "racista" e "sexista"

O caricaturista já se defendeu das críticas. Argumenta que não tem a ver com sexismo mas sim com "comportamento".

Cartoon de Serena Williams criticado por ser "racista" e "sexista"
Notícias ao Minuto

23:18 - 10/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

A final do US Open de ténis ainda está a dar que falar, não tanto pelo jogo em sim mas pela discussão entre Serena Williams e o árbitro português Carlos Ramos, a quem Serena chamou de “ladrão”. A mais recente polémica está relacionada com um cartoon da autoria do australiano Mark Knight e que foi publicado no Herald Sun.

O cartoon está a ser criticado por ser “racista” e “sexista” e por dar continuidade à narrativa da “mulher negra irritada”. Na caricatura, Serena está a saltar em cima da sua raquete partida, visivelmente chateada. Perto de si está uma chupeta e atrás pode-se ver Naomi Osaka e Carlos Ramos, que pede à tenista japonesa para deixar a adversária ganhar.

Mark Knight defende-se das críticas e num tweet disse para não se “trazer a questão do género para a discussão quando tem apenas a ver com comportamento”. Para provar o seu argumento, postou um cartoon que tinha desenhado uns dias antes de Nick Kyrgios no mesmo torneio. A caricatura mostra um árbitro a abordar o tenista australiano com calma perante a sua postura de desinteresse.

Certo é que não é a primeira vez que os cartoons de Knight são considerados racistas e sexistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório