Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

O metro parou na estação destruída no 11 de Setembro 17 anos depois

A estação de Cortlandt Street reabriu depois da sua estrutura e os túneis terem ficado destruídos na sequência do ataque terrorista.

O metro parou na estação destruída no 11 de Setembro 17 anos depois
Notícias ao Minuto

17:12 - 10/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Ao longo dos últimos 17 anos, Nova Iorque foi recuperando das feridas provocadas pelo ataque terrorista no 11 de Setembro. As cicatrizes com que a cidade ficou, nomeadamente no Ground Zero, foram sendo fechadas, desde logo com a construção do One World Trade Center, o edifício que se eleva nos céus no lugar das Torres Gémeas.

A zona em redor da nova torre renasceu mas faltava recuperar algo: a estação de metro de Cortlandt Street, que ficou debaixo dos destroços dos edifícios do World Trade Center e que foi destruída no ataque terrorista. A estação esteve fechada durante 17 anos. O metro passava ali, mas não parava.

Mas este sábado foi um dia especial para os nova-iorquinos. A estação, que foi finalmente reconstruída, reabriu e o metro voltou a parar na agora batizada estação de metro WTC Cortlandt, de acordo com a Sky News.

O projeto de reconstrução, assumido em 2015 pela Metropolitan Transportation Authority, foi complexo e teve de esperar pela construção dos novos edifícios no Ground Zero. Depois reconstruíram os túneis, as linhas e reparar a estrutura da estação do metro.

A obra custou 181 milhões de dólares (cerca de 156,6 milhões de euros).

“A WTC Cortlandt é mais do que uma nova estação de metro. É um símbolo da determinação dos nova-iorquinos em restaurarem e melhorarem substancialmente toda a zona do World Trade Center”, afirmou Joseph Lhota, o presidente da MTA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório