Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Inquérito homenageia vítimas mortais de ataque terrorista em Westminster

O inquérito sobre a morte de cinco pessoas em 22 de março do ano passado durante um ataque terrorista em Westminster, junto ao parlamento britânico, começou hoje em Londres com uma homenagem às vítimas.

Inquérito homenageia vítimas mortais de ataque terrorista em Westminster
Notícias ao Minuto

16:35 - 10/09/18 por Lusa

Mundo Reino Unido

O magistrado responsável, Mark Lucraft, resumiu os acontecimentos como "82 segundos de grande e terrível drama" e disse que as "vidas de muitos foram desfeitas", pedindo um minuto de silêncio de homenagem.

No tribunal criminal central de Inglaterra e País de Gales foram ainda lidos breves testemunhos de amigos e familiares, processo que o Lucraft quis seguir para dar "algum conforto" aos próximos das vítimas.

Um dos testemunhos lidos foi o de Melissa Cochran, cujo marido, Kurt Cochran, de 54 anos, sofreu ferimentos fatais ao empurrá-la para a desviar do automóvel antes do embate.

"Ele era o meu melhor amigo, o meu marido e o meu tudo. Eu tive muita sorte de ter vivido 25 anos maravilhosos com o homem dos meus sonhos. Ele fez-me rir todos os dias. Eu prezo cada memória que criámos", leu Angela Stoll, que representou a irmã por esta estar demasiado desgostosa.

O londrino Leslie Rhodes, de 75 anos, a anglo-espanhola Aysha Frade, de 43 anos, a romena Andreea Cristea, de 31 anos, e o agente policial Keith Palmer, de 48 anos, foram as outras vítimas mortais.

Khalid Masood, de 52 anos, atropelou mortalmente quatro pessoas na ponte de Westminster com um veículo alugado e depois esfaqueou um polícia que estava a proteger o Parlamento, fazendo ainda 49 feridos, entre os quais o português Francisco Lopes, de 27 anos.

O inquérito, um procedimento a que são sujeitas todas as mortes súbitas e sem causa natural no Reino Unido, pretende determinar a causa da morte de cada uma das vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório