Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Governo alemão chocado com manifestação neonazi de domingo em Köthen

O porta-voz do Governo da Alemanha afirmou-se hoje "preocupado e horrorizado" com palavras de ordem nazis proferidas numa manifestação no domingo em Köthen (leste), convocada em protesto pela morte de um jovem num incidente envolvendo dois afegãos.

Governo alemão chocado com manifestação neonazi de domingo em Köthen
Notícias ao Minuto

13:45 - 10/09/18 por Lusa

Mundo Steffen Seibert

"No final do dia, em Köthen, um vídeo mostra manifestantes proferindo 'slogans' abertamente nacional-socialistas, o que nos deve preocupar e horrorizar", disse o porta-voz, Steffen Seibert, à imprensa.

No domingo à noite, cerca de 2.000 pessoas manifestaram-se em Köthen, na Saxónia-Anhalt, na sequência da morte de um alemão de 22 anos após uma altercação violenta com dois afegãos, que foram detidos.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem como "Resistência! Resistência", referindo-se ao que alegam ser um aumento da criminalidade devido aos refugiados, e "Nacional-socialismo, agora!".

Segundo os primeiros elementos do inquérito, a vítima sofria de problemas cardíacos e terá morrido disso e não dos ferimentos sofridos.

As autoridades da Saxónia-Anhalt confirmaram hoje, não dispor de "nenhum elemento" que mostre que a morte foi uma consequência dos golpes recebidos pela vítima e que um dos afegãos foi notificado a 6 de setembro, quinta-feira passada, de uma ordem de expulsão do país.

Uma nova manifestação está prevista para hoje à noite em Köthen.

As autoridades regionais apelaram à calma.

Os incidentes em Köthen ocorreram duas semanas depois de a morte de um alemão numa outra cidade da ex-RDA, Chemnitz, na Saxónia, ter suscitado manifestações racistas e xenófobas e distúrbios entre simpatizantes da extrema-direita e contramanifestantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório