Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de mil pessoas detidas na Rússia em manifestações contra o governo

Mais de mil pessoas foram detidas no domingo durante as manifestações de protesto na Rússia contra a legislação sobre pensões de reforma convocadas pelo dirigente da oposição Alexei Navalni que se encontra preso por ter organizado concentrações ilegais.

Mais de mil pessoas detidas na Rússia em manifestações contra o governo
Notícias ao Minuto

12:17 - 10/09/18 por Lusa

Mundo Protestos

De acordo com o portal informativo OVD-info, de Moscovo, o número de detenções em dezenas de cidades da Rússia ascende a 1.018 sendo que cerca de metade dos manifestantes em causa foram detidos em São Petersburgo, a segunda cidade do país.

Em Yekaterimburgo, capital dos Urais, foram detidas 183 pessoas, apesar de as autoridades afirmarem que o número total de detenções é três vezes inferior aquele que está a ser divulgado pelos órgãos de comunicação social da oposição.

O Sindicato dos Jornalistas da Rússia disse, entretanto, que durante a cobertura das manifestações três repórteres foram agredidos pela polícia e 15 foram detidos.

Na capital dos Urais, os meios de comunicação social exigem que as forças de segurança libertem os jornalistas que ficaram detidos frisando que os repórteres estavam a trabalhar e a exercer o direito de informar.

O porta-voz do Departamento do Ministério do Interior na região dos Urais, Valeri Gorelij, disse ao jornal Novaya Gazeta, da oposição, que a polícia não vê diferenças entre jornalistas e manifestantes.

Os protestos contra a mudança da lei sobre as pensões que prevê o aumento da idade de reforma foram autorizados apenas em 12 localidades, a nível nacional, enquanto nas restantes 59 cidades - incluindo Moscovo e São Petersburgo - a realização das manifestações foi proibida.

De acordo com os apoiantes de Alexei Navalni participaram nos protestos de domingo entre 60 a 80 mil pessoas em todo o país.

Hoje espera-se a libertação da maioria dos detidos que devem vir a ser presentes a um juiz nos próximos dias.

Alguns manifestantes enfrentam, no entanto, penas de prisão porque foram acusados de agressões a agentes das forças de segurança.

Os protestos coincidiram com a realização das eleições locais que decorreram em 80 das 85 capitais regionais da Federação da Rússia.

Alexei Navalni, um dos nomes que tem liderado movimentos de oposição encontra-se a cumprir 30 dias de prisão por ter organizado anteriormente uma manifestação ilegal contra o governo e o presidente Vladimir Putin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório