Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Centenas de moedas de ouro romanas encontradas em antigo teatro italiano

Datam do século V e estão em perfeito estado de conservação.

Centenas de moedas de ouro romanas encontradas em antigo teatro italiano
Notícias ao Minuto

12:19 - 10/09/18 por Sara Gouveia

Mundo Descoberta

Foram encontradas centenas de moedas de ouro em perfeito estado de conservação na cave do Teatro Cressoni, em Como, Itália. As moedas foram encontradas dentro de um jarro de barro e datam do fim do império romano no século V.

O anúncio foi feito pelo ministro da cultura italiano, Alberto Bonisoli. "É uma descoberta que me enche de orgulho", referiu, citado pela CNN, ressalvando, no entanto, que "ainda não se sabe em detalhe a importância histórica e cultural da descoberta".

As moedas foram encontradas durante a semana passada e transferidas para um laboratório de restauração em Milão, onde serão examinadas em profundidade.

Não se conhece para já o valor do 'pequeno' tesouro, mas segundo relatos dos meios de comunicação italianos poderá valer milhões de euros.

O teatro, que abriu em 1870, foi mais tarde transformado num cinema mas acabou por fechar em 1997, e estava a ser demolido para construir uma habitação luxuosa. Os trabalhos acabaram por ser suspensos após a descoberta de forma a poderem ser feitas mais escavações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório