Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 50 soldados detidos na Turquia por ligação a tentativa de golpe

Tentativa de golpe de Estado foi em 2016 mas acabou ter efeito contrário: reforçou o poder de Erdogan, que aproveitou para levar a cabo 'purga'.

Mais de 50 soldados detidos na Turquia por ligação a tentativa de golpe
Notícias ao Minuto

09:03 - 10/09/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Istambul

Dois anos após a tentativa de golpe de Estado falhada na Turquia as autoridades turcas continuam a fazer detenções. 

Conta a Reuters que a polícia de Istambul confirmou esta segunda-feira a detenção de 51 soldados e de nove outras pessoas.

São todos suspeitos de ligações a Fethullah Gulen, o clérigo que o regime de Erdogan acusa de ter sido responsável pela tentativa de golpe de Estado.

Foi em julho de 2016 que Erdogan viu o seu poder ameaçado durante horas. Cerca de 250 pessoas morreram mas os apoiantes do presidente turco saíram vencedores, ao irem para a rua em peso para o defender.

Após horas de tensão, com tanques nas ruas e pontos-chave sob controlo, os militares envolvidos no golpe perderam força e viram Erdogan aterrar triunfante no aeroporto internacional de Atatürk, pronto para reassumir o controlo da situação.

De então para cá foi violenta a 'purga' levada a cabo. Centenas de milhares de pessoas foram detidas ou afastadas dos seus cargos, com Erdogan a aproveitar para cimentar o seu peso entre as forças armadas e de segurança, mas também na justiça, educação e media, conseguindo desta forma sair reforçado da tentativa de golpe.

Cerca de 50 mil pessoas continuavam detidas em março passado a aguardar julgamento, segundo a organização das Nações Unidas para os refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório