Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Movimentos de cidadãos na Polónia organizam-se contra os conservadores

Numerosos movimentos cidadãos polacos reuniram-se hoje durante um congresso em Lodz (centro), e apelaram à unidade para combater a política "populista" e "nociva" do Governo conservador.

Movimentos de cidadãos na Polónia organizam-se contra os conservadores
Notícias ao Minuto

19:46 - 09/09/18 por Lusa

Mundo Lodz

As iniciativas cidadãs possuem em comum a perspetiva de combater a "política do PiS: populista, racista, nociva, ruinosa, que divide a nação", resumiram os organizadores na sua apresentação.

"O desafio do momento consiste em defender o Supremo Tribunal", alvo de uma controversa reforma que está a ser aplicada pelos conservadores, apesar das objeções dos juízes no ativo, e de Bruxelas, indicou à agência noticiosa France-Presse (AFP) Robert Hojda, responsável da organização do congresso.

Este responsável indicou que o congresso reúne 400 representantes de cerca de 90 grupos diferentes, provenientes de todo o país.

Este primeiro congresso ocorreu há um ano e meio, após o colapso do movimento cívico do Comité de Defesa da Democracia (KOD), que mobilizava milhares de manifestantes para defender o sistema judicial, os media públicos e os valores europeus contra as controversas reformas do partido conservador Direito e Justiça (PiS), no poder desde 2015.

O movimento diluiu-se quanto o carismático líder do KOD, Mateusz Kijowski, foi acusado por desvio de fundos, que continua a negar.

Dispersos pelo país, os grupos representados hoje possuem uma forma própria de atuação.

A Rebelia Mazovia, um dos movimentos presentes em Lodz, manifesta-se todos os domingos, desde há 17 semanas, em frente ao palácio presidencial em Varsóvia, e publica edições regulares da Constituição, onde são assinalados os artigos pelo PiS, segundo os seus militantes.

Em contraste, os militantes do Wolne Zaglebie colam cartazes nas cidades da sua região do sudoeste da Polónia.

E outras organizam um movimento de observadores para as eleições que devem decorrer em breve na Polónia, a começar pelas eleições municipais de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório