Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Casal usa esperma de filho morto para ter um neto

Britânicos queriam ter um herdeiro do sexo masculino.

Casal usa esperma de filho morto para ter um neto
Notícias ao Minuto

20:14 - 09/09/18 por Natacha Nunes Costa 

Mundo Fertilidade

Um casal britânico, com cerca de 50 anos, recorreu a uma clínica de fertilização in vitro dos EUA para procriar um neto com o esperma do filho morto.

Conta o The Sun, que os britânicos, que desejavam ter um herdeiro do sexo masculino econseguiram contornar as leis do Reino Unido, voando até aos Estados Unidos, onde o procedimento de seleção de género é legal.

O caso aconteceu há três anos, mas só agora foi divulgado por David Smotrich, proprietário da clínica de fertilização in vitro que ajudou o casal a alcançar o seu sonho.

De acordo com o médico, o filho dos britânicos, que querem manter o anonimato, morreu, aos 26 anos, num acidente de moto. O corpo do jovem só foi encontrado dois dias depois da sua morte, contudo, a família pediu que o seu esperma – que sobrevive até 72 horas após a morte -, fosse imediatamente congelado.

Um ano depois do acidente, o casal recorreu à clínica de David. Para que o nascimento fosse possível, os avós pagaram ainda a uma doadora de óvulos e a uma barriga de aluguer. Com todas estas despesas, o procedimento custou à volta dos 100 mil euros.

Em 2015, o casal assistiu ao nascimento do neto e, depois de terem preenchido todos os documentos, voltaram ao Reino Unido como pais legais do menino. A criança tem agora três anos e vive com os avós.

O cirurgião descreveu a família como “extremamente rica” e “notável”. Contudo, diz que não sabe como é que o casal conseguiu contornar a lei britânica, visto que, o filho biológico que morreu não era doador de esperma e ninguém pode utilizar sémen de um homem sem o consentimento deste.

Este é o primeiro caso do género no Reino Unido e apenas o quinto realizado pela clínica norte-americana.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório