Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Michel Temer vaiado em desfile de comemoração da Independência do Brasil

O Presidente brasileiro, Michel Temer, cuja impopularidade é recorde para um chefe de Estado nas últimas três décadas, foi hoje vaiado no tradicional desfile militar em Brasília, nas comemorações do Dia da Independência.

Michel Temer vaiado em desfile de comemoração da Independência do Brasil
Notícias ao Minuto

18:25 - 07/09/18 por Lusa

Mundo Presidentes

Temer, que deixou a vice-presidência para assumir o cargo de Presidente do Brasil em agosto 2016, após a demissão de Dilma Rousseff, vai deixar e entregar a função, em janeiro do próximo ano, ao vencedor das eleições presidenciais de 07 de outubro.

De acordo com as últimas pesquisas, a popularidade do atual Governo não excede os 4%, o mais baixo para um Presidente desde que o Brasil voltou à democracia, em 1985.

Já as intenções de voto do candidato presidencial que representa o partido de Temer (PMBD), o ex-ministro das Finanças Henrique Meirelles, estão limitadas a 2%, o que o coloca como o oitavo na lista de favoritos.

Como Temer tem apenas quatro meses no cargo, a sua participação no desfile de hoje foi a sua última enquanto Presidente, naquele que é considerado o evento mais patriótico no Brasil, e em que os chefes de Estado costumam fazer o circuito num automóvel descapotável para receber os aplausos do público.

Porém, o impopular governante absteve-se de utilizar o carro da marca "Rolls-Royce", pertencente à Presidência, em que tradicionalmente desfilaram os seus antecessores, e optou antes por um veículo oficial de vidros escuros, que o deixou junto ao lado do palco construído para as autoridades.

Temer foi acompanhado pela sua mulher Marcela e pelo seu filho Michelzinho, de 9 anos, para o palco improvisado na Esplanada dos Ministérios, a ampla avenida, em Brasília, onde estão localizadas a sede da Presidência e do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e os edifícios de todos os ministérios.

O governante encabeçou o desfile comemorativo dos 196 anos de independência do Brasil acompanhado por 11 dos seus ministros e pelas principais autoridades civis e militares de Brasília.

De acordo com a Presidência, cerca de 30.000 pessoas estiveram hoje presentes na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile, em que as três forças armadas e agências de segurança exibiram alguns dos seus equipamentos.

O desfile foi aberto por alunos e bandas juvenis, seguidos a pé ou em veículos por membros da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

As atrações mais aplaudidas foram as pirâmides humanas montadas por soldados em motas e a exibição feita por um esquadrão tradicional de aviões da Força Aérea que fizeram acrobacias aéreas, escrevendo mensagens de fumo no céu de Brasília.

O desfile prolongou-se por pouco mais de duas horas e foi concluído sem incidentes.

Segundo o jornal "Correio Braziliense", a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que organizou a estrutura do evento, gastou 816,8 mil reais (cerca de 175 mil euros) com o desfile deste ano. Um montante superior àquele que foi gasto no 07 de Setembro do ano anterior, quando o desfile custou 787,5 mil reais (perto de 168 mil euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório