Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Detido homem suspeito de crimes contra a humanidade na Libéria

Um homem suspeito de abusos durante o conflito civil na Libéria nos anos 90 foi preso na terça-feira, na região de Paris, e acusado de "atos de tortura" e "crimes contra a humanidade", anunciaram hoje fontes judiciais francesas.

Detido homem suspeito de crimes contra a humanidade na Libéria
Notícias ao Minuto

13:28 - 07/09/18 por Lusa

Mundo França

Kunti K., um cidadão liberiano naturalizado holandês, "teria sido um comandante do Movimento de Libertação Unido da Libéria para a Democracia (ULIMO)", fação de três grupos armados que se opõem ao antigo Presidente da Libéria Charles Taylor, na época da primeira guerra civil neste país da África ocidental, indiciou uma fonte judicial, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Kunti K. é suspeito de atos de tortura, uso de crianças soldado, assassinatos, canibalismo e escravidão, crimes cometidos entre 1993 e 1997, no contexto de um inquérito judicial aberto na quinta-feira pelo Ministério Público de Paris, referiu a mesma fonte.

Eric Emeraux, comandante do Gabinete Central de Combate a Crimes Contra a Humanidade, Genocídio e Crimes de Guerra (OCLCHGCG), explicou à AFP que Kunti K. foi preso na região parisiense de Bobigny, onde estava escondido na casa de um amigo.

"[Kunti K.] Entrou em França em 2016, depois de deixar a Holanda e passar pela Bélgica", afirmou Eric Emeraux.

A secção de "Crimes contra a Humanidade, Crimes e Crimes de Guerra" do Ministério Público de Paris abriu um inquérito preliminar na sequência de uma denúncia apresentada em 23 de julho de 2018 pela Organização não-governamental (ONG) Civitas Maxima, segundo fonte judicial.

Contactada pela agência France-Presse, a ONG, com sede em Genebra, que defende vítimas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade, não quis comentar.

Entre 1989 e 2003, a Libéria foi cenário de uma atroz guerra civil que matou cerca de 250.000 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório